Perícia contábil - O que é e quando é necessária
- IPAB Instituto de Perícia e Arbitragem de Brasília
- 21 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023

O que é Perícia Contábil?
A perícia contábil é uma atividade desenvolvida com o objetivo de emitir parecer ou laudo sobre questões contábeis.
Geralmente é necessária quando se deseja ter certeza sobre valores a pagar ou a receber. Também pode ser demandada visando constatar se determinada empresa cometeu ou não fraude fiscal.
Uma perícia pode ser judicial ou extrajudicial.
Quem pode fazer perícia contábil?
A perícia contábil somente pode ser realizada por um contador. No entanto, a perícia financeira pode ser realizada por economistas, administradores e demais profissionais com formação em áreas afins.
O que faz o Perito Contábil?
Quando o profissional contábil é nomeado por um juiz para atuar em processo judicial, ele é chamado de perito.
Por outro lado, quando o profissional é contratado diretamente por uma das partes em um litígio, ele é chamado de assistente técnico.
Em uma perícia judicial, o perito é o profissional de confiança do juiz, designado para auxiliá-lo a compreender questões técnicas fora de sua área de conhecimento.
A função do perito ou assistente técnico é executar os procedimentos necessários para analisar documentos e provas, visando constatar se houve fraude ou outra irregularidade, ou ainda, calcular valores devidos.
Qual a diferença entre perícia e auditoria?
A auditoria assegura que as demonstrações contábeis estão de acordo com as normas vigentes.
A perícia elucida as dúvidas (quesitos) formuladas pelas partes ou pelo magistrado em um processo judicial e entre as partes em um processo extrajudicial.
Precisa de uma perícia contábil ou mesmo uma auditoria? O IPAB conta com profissionais altamente experientes e qualificados para lhe ajudar. Entre em contato conosco!
Comentários