Auditoria condominial - Quando fazer?
- Aline Roriz
- 10 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Auditoria contábil condominial - identificando desvios, fraudes e falhas de controle, e promovendo a transparência.

O que é a auditoria contábil condominial?
A auditoria condominial é um conjunto de procedimentos realizado visando atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.
Ela possibilita identificar também se os recursos do condomínio estão sendo administrados de forma correta.
Por que realizar uma auditoria condominial?
A auditoria em condomínios pode ser realizada não só quando existe suspeita de fraude ou irregularidade, mas também como forma de trazer transparência ao processo de gestão condominial.
Ela também pode ser muito útil para atestar a idoneidade do síndico, bem como para trazer segurança aos condôminos em relação ao destino do montante desembolsado mensalmente, normalmente destinado à manutenção e às melhorias do patrimônio.
Como é realizada a auditoria condominial?
Para possibilitar a realização da auditoria, o primeiro passo é a disponibilização aos auditores, de toda a documentação financeira e contábil do condomínio. Outros documentos, tais como regimento interno e convenção de condomínio, também devem ser apresentados.
Em posse dos documentos, os auditores analisarão todas as notas fiscais apresentadas, atestando sua validade (verificando se não são notas frias, por exemplo). Também serão analisadas todas as contas do condomínio, verificando se houve algum tipo de irregularidade ou desvio de verbas. Os contratos junto a prestadores de serviços, os balancetes e demais documentos também serão todos avaliados.
Ao final da auditoria, os auditores emitem um parecer e nessa ocasião também podem sugerir melhorias nos processos internos de gestão do condomínio, visando a implementação de controles que aumentem a segurança para todas as partes envolvidas.
Como contratar uma auditoria para o condomínio?
Se o valor dos serviços de auditoria estiver dentro do orçamento do condomínio, a contratação pode ser realizada pelo próprio síndico.
Se este não for o caso, o condomínio precisará da autorização da assembléia para aprovação da despesa. Se a sugestão de realizar uma auditoria partiu dos condôminos, ou mesmo do conselho, também deverá haver a aprovação da assembléia.
O próximo passo para a contratação é solicitar proposta a pelo menos três empresas ou profissionais da área contábil. Aqui é importante se atentar para a apresentação, por parte das empresas, do registro junto ao CRC - Conselho Regional de Contabilidade, tanto da empresa quanto do auditor.
Lembre-se de buscar empresas com referências e certifique-se de que a atividade dela junto à Receita Federal é de ‘atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária’. Caso seja um profissional independente, busque pelo cadastro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
A escolha da empresa ou profissional mais adequado se dará por meio de assembléia, onde os presentes votarão pela empresa mais adequada para a realização do trabalho.
Se você é síndico ou mesmo um condômino e deseja contratar uma auditoria, entre em contato conosco! Somos uma empresa brasiliense com mais de 20 anos de mercado, especializada em perícias e auditorias contábeis. Nossa clientela inclui grandes empresas brasileiras, privadas e de governo, além de diversas associações e condomínios.
Nossa equipe conta com auditores altamente qualificados, com mestrado e/ou doutorado na área contábil e mais de duas décadas de experiência.
Para solicitar um orçamento, clique no link do Whatsapp presente nessa tela. Aguardamos você!
Comentários